Sejam Bem-Vindos!!!

O Portal do Bebê vai ser o melhor amigo da mamãe e do bebezinho que ja chegou, ou que ainda vai chegar!!!
Daremos dicas de alimentação, higiene, cuidados, compras, organização e decorações de festas, quartinhos e muito mais!!
Fique atento, pois nossas dicas vão ajudar muito!

OBS: Aceitamos sugestões e dúvidas!

Portal do Bebê

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Se um não quer ter filhos...

Ela está toda prosa e faz mil planos imaginando o dia em que vai ser mãe. Pesquisa nomes, confere roupinhas e, antes mesmo de engravidar, já pensou em todas as providências para a chegada do bebê. E ele? Nem sinal de que deseja ser pai! Outras vezes, acontece justamente o contrário: o marido não vê a hora de estrear no novo papel, mas a mulher tem outras prioridades pela frente. A carreira precisa decolar, a relação requer alguns ajustes e até a casa ou o apartamento pedem uma reforma urgente. Enfim, nem sempre o desejo e a decisão de ser pai ou mãe nascem ao mesmo tempo para o casal.

Nessa situação em que um sonha aumentar a família e outro prefere adiar, o jeito é não forçar a barra. Afinal, cada pessoa tem seu próprio ritmo, que precisa ser respeitado. E por mais natural que seja ter filhos, não é nada recomendável entrar nessa aventura por impulso ou apenas para agradar o parceiro ou parceira. "Pode ser aos 40 anos – idade em que as chances de gravidez já diminuem – , mas se a mulher ou o homem ainda não se sentem preparados é melhor esperar", aconselha o ginecologista e obstetra Lister de Macedo Leandro, do Hospital e Maternidade São Luiz, de São Paulo.

Ter filhos é um projeto de vida conjunto do marido e da mulher, uma decisão que vai mudar para sempre a vida dos dois. Por isso, ambos precisam ponderar bem suas metas de vida e avaliar se estão realmente dispostos a dar esse passo. "É preciso saber se o plano do outro está de acordo com o seu plano de vida", ressalta a psicanalista Fabiana Ratti, de São Paulo. Nessas horas, o diálogo entre o casal e a discussão sobre seus sonhos é fundamental para que a relação entre eles seja estabelecida com respeito.

Se um dos dois ainda não se sente preparado para ser pai ou mãe, tudo bem. Mas nada de esconder o que está sentindo ou pensando. O parceiro tem que saber as decisões do outro para poder fazer sua escolha também. Aí, quando a hora certa chegar para os dois, a entrega do casal à aventura da maternidade será completa e muito mais recompensadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário