Sejam Bem-Vindos!!!

O Portal do Bebê vai ser o melhor amigo da mamãe e do bebezinho que ja chegou, ou que ainda vai chegar!!!
Daremos dicas de alimentação, higiene, cuidados, compras, organização e decorações de festas, quartinhos e muito mais!!
Fique atento, pois nossas dicas vão ajudar muito!

OBS: Aceitamos sugestões e dúvidas!

Portal do Bebê

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Excesso de peso prejudica a fertilidade?

Pode acreditar que sim! Mas antes de começar a se desesperar, é bom deixar claro: não estamos falando daquela gordurinha localizada, de uma barriga discreta ou de poucos gramas extras. A dificuldade para engravidar costuma dar as caras para pessoas que estão beeem acima da média de peso considerada saudável. E, como sempre, a regra vale tanto para homens quanto para mulheres.

Do lado feminino, a obesidade bagunça todo o ciclo reprodutivo. E isso não é pouca coisa. Ovários, útero, hormônios, enfim, todos os participantes dessa orquestra, deve estar afinadíssimos para a concepção acontecer. As mulheres que estão acima do peso não ovulam adequadamente, lembra a nutricionista Renata Cristina Campos Gonçalves, do Grupo de Nutrição Humana de São Paulo. Elas também costumam ter ciclos irregulares e seu fluxo menstrual é menor ou, algumas vezes, até inexistente. Pra piorar, o excesso de peso está diretamente ligado aos ovários policísticos, um distúrbio ocasionado pelo aumento desproporcional da produção de androgênio, o hormônio masculino e esse é mais um fator que favorece a infertilidade.

Mesmo que a mulher consiga engravidar nessas condições, não está isenta de preocupações. É que a obesidade feminina, lá na frente, pode desencadear complicações sérias para a mãe e o bebê. Além do parto ser mais difícil, o excesso de peso abre caminho para problemas como diabete e hipertensão durante a gravidez.

É claro que, nessa história, os homens também têm sua parcela de responsabilidade — e não só os obesos. Aqueles que estão muito acima ou abaixo do peso apresentam um grau menor de testosterona, o hormônio masculino que estimula a produção de espermatozóides. O estresse, um outro grande inimigo da saúde, também interfere na porcentagem de espermatozóides anormais no homem e na produção dos hormônios femininos.

Sendo assim, o ideal é o casal entrar em forma enquanto a gravidez ainda está sendo planejada. Exercícios físicos e uma alimentação bem equilibrada são os requisitos para mandar a sobrecarga embora e, mais adiante, vivenciar a maternidade e a paternidade sem grandes preocupações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário