Sejam Bem-Vindos!!!

O Portal do Bebê vai ser o melhor amigo da mamãe e do bebezinho que ja chegou, ou que ainda vai chegar!!!
Daremos dicas de alimentação, higiene, cuidados, compras, organização e decorações de festas, quartinhos e muito mais!!
Fique atento, pois nossas dicas vão ajudar muito!

OBS: Aceitamos sugestões e dúvidas!

Portal do Bebê

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Exame de ultrassom em casa é a novidade no chá de bebê

Como funciona o serviço de ultrassom a domicílio?
Além do aparelho, uma equipe formada por médico radiologista e uma auxiliar vai até a casa da gestante. Ela passa por um exame obstétrico e recebe um laudo, além do DVD com as imagens do ultrassom. Telma Mangini, da clínica Ávila e Toledo, explica que as pacientes recebem, ainda, uma senha. Assim todos os parentes e amigos, por mais distante que estejam, podem ver as imagens do ultrassom no site da empresa.


Quanto custa fazer o exame em casa?
O exame custa, em média, 1500 reais durante a semana e 2000 reais nos finais de semana.
 
 
Quanto custa fazer o exame na clínica?
Os preços podem variar de 80 a 300 reais

Existem atualmente dois tipos de ultrassom, o 3D e o 4D. Qual a diferença?
A nitidez da imagem. Júlio Barbosa, obstetra do Hospital Santa Catarina, de São Paulo, explica que o ultrassom 4D proporciona uma imagem mais próxima do real. “Mas do ponto de vista médico essa diferença não é importante”, diz. “Essa terminologia é apenas uma questão técnica de definição de imagem”, explica Gilberto da Costa Freitas, especialista em Reprodução Humana da Clínica de Clínica de Reprodução Humana, de São Paulo.


Existe algum problema ou informação que o ultrassom 4D mostre e o 3D não?
“Não, as informações são exatamente iguais”, garante Gilberto da Costa Freitas, especialista em Reprodução Humana.


Com quanto tempo de gravidez é aconselhável fazer o ultrassom 4D?
Para se ter uma imagem perfeita, o ideal é fazer o ultrassom com 32 ou 34 semanas. Nessa fase, o bebê tem a fisionomia mais próxima da que terá ao nascer. Além disso, nesse período, ainda há espaço no útero para ele e, então, dá para ver seu rosto com facilidade.
 
 
Quantas ultrassonografias são feitas como padrão em uma gestação de 40 semanas?
“O ideal é que se faça cinco exames de ultrassom ao longo da gestação”, diz Júlio Barbosa, obstetra do Hospital Santa Catarina.
 
 
Existe algum problema em fazer muitos exames de ultrassom?
Não existem estudos que possam garantir que o excesso de ultrassonografias pode prejudicar a formação do feto. “Apesar das pesquisas indicarem que não, ainda não sabemos responder essa dúvida com segurança”, pondera Gilberto da Costa Freitas, especialista em Reprodução Humana.
 
 
 
Qual é a importância do ultrassom para a mãe?
Ter a oportunidade de ver o bebê antes do nascimento é considerado saudável e benéfico do ponto de vista psicológico, mas não é imprescindível. “O ultrassom é um auxiliar na elaboração da gravidez, contribuindo para o reconhecimento da existência do bebê. É uma maneira da mãe saber que ele está concretamente presente. No entanto, nenhum recurso substitui a vivência da própria gestação, ou seja, sentir a criança mexer, ver o peso aumentando e por aí vai”, explica a psicóloga Isis Pupo, de São Paulo


Para a família, qual é a importância de presenciar o ultrassom?
Ver que o bebê existe de verdade alimenta as fantasias e idealizações dos pais e familiares. “Eles começam a construir uma imagem mental, começam a supor como será a personalidade dessa criança. Por exemplo: ‘Nossa ele não para de chutar, vai ser jogador de futebol!’. Todos esses sonhos dão a possibilidade de o bebê ocupar um lugar nesta família”, explica a psicóloga Isis Pupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário