Sejam Bem-Vindos!!!

O Portal do Bebê vai ser o melhor amigo da mamãe e do bebezinho que ja chegou, ou que ainda vai chegar!!!
Daremos dicas de alimentação, higiene, cuidados, compras, organização e decorações de festas, quartinhos e muito mais!!
Fique atento, pois nossas dicas vão ajudar muito!

OBS: Aceitamos sugestões e dúvidas!

Portal do Bebê

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Atenção para os cabelos

Você é do tipo que não dá brecha para os fios brancos e, vira e mexe, corre ao salão para retocar a cor da cabeleira? É melhor repensar a sua rotina de beleza, agora que decidiu ter um bebê.



 

Há vários motivos para quem costuma tingir as madeixas ficar de cabelos em pé antes de engravidar. Antes de qualquer coisa, alguns produtos químicos podem causar reações adversas na futura mamãe. “Isso acontece por que os hormônios da gravidez, produzidos em altas doses, deixam o corpo da mulher mais predisposto a alergias”, alerta Emiro Khury, farmacêutico e diretor técnico da Associação Brasileira de Cosmetologia. A pele, explica o especialista, fica bem hidratada nessa fase e, assim, absorve as substâncias com mais intensidade – o suficiente para deflagrar uma reação alérgica.

O cheiro dos produtos é outro problemão. “Como é volátil, a tinta pode ser inalada, provocando alergias respiratórias”, avisa Lúcia Arruda, chefe do departamento de dermatologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, no interior de São Paulo. Não é à toa que, depois de uma sessão de pintura, algumas grávidas sentem enjôos e mal-estar.

Para complicar, os estudos científicos ainda não comprovaram se as tinturas e os tonalizantes podem prejudicar a saúde do bebê. Diante da falta de evidências concretas, os médicos não entram em acordo: alguns dão o sinal verde, outros proíbem e, por fim, há ainda os que autorizam somente determinados produtos após o terceiro mês de gestação. “A partir do segundo trimestre, libero apenas a hena, as luzes e os reflexos desde que o couro cabeludo esteja protegido durante o procedimento”, revela o obstetra Alberto d’Aurea, diretor da maternidade do Hospital São Luiz, em São Paulo.

Conversa franca
Já que o assunto é polêmico, o melhor a fazer é procurar o seu ginecologista antes de engravidar e perguntar qual é a opinião dele sobre o uso de produtos químicos para cabelos. Ah, e aproveite também para bater um bom papo com o seu cabeleireiro. Ele pode dar dicas valiosas para as candidatas a mamãe. A estratégia de Jefferson Ribeiro, do salão Jacques e Janine, na capital paulista, é simples e eficiente. “A mulher só precisa mudar a cor dos fios para um tom bem próximo do natural antes de encomendar o bebê”, aconselha. “Assim, quando engravidar e o cabelo crescer, a raiz não vai aparecer”, garante o profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário