Sejam Bem-Vindos!!!

O Portal do Bebê vai ser o melhor amigo da mamãe e do bebezinho que ja chegou, ou que ainda vai chegar!!!
Daremos dicas de alimentação, higiene, cuidados, compras, organização e decorações de festas, quartinhos e muito mais!!
Fique atento, pois nossas dicas vão ajudar muito!

OBS: Aceitamos sugestões e dúvidas!

Portal do Bebê

domingo, 17 de abril de 2011

Gravidez com açúcar

Não é fácil. Justamente durante um período em que as mulheres têm vontade de se empanturrar de guloseimas, uma notícia ruim pode estragar a festa: no pré-natal, algumas grávidas descobrem que seu índice de glicose no sangue está um pouco - ou muito - acima do normal. Com alguns exames complementares, os médicos chegam a um diagnóstico que, à primeira vista, parece assustador: diabete gestacional.

O problema, que no Brasil afeta 7% de todas as gestantes, surge quando elas têm dificuldade de transformar a glicose dos alimentos em energia, como se o empurrão da insulina produzida no pâncreas não fosse o suficiente. Aí o açúcar se acumula no sangue e pode provocar diversos males para a mãe e para o bebê.

Por que isso acontece? Não há respostas precisas. Mas os especialistas dizem que o diabete gestacional não é, em si, uma doença. "No último trimestre da gravidez, a mãe precisa dobrar a produção de insulina para absorver a quantidade extra de glicose que ingere para alimentar o feto. Se ela já tiver predisposição ao diabete, seu pâncreas não vai dar conta do recado e, daí, surgirão os primeiros sinais de carência da insulina", explica a obstetra Anna Maria Bertini, da Universidade Federal de São Paulo. "Diabete gestacional, aliás, nem é o nome mais adequado para esse problema, mas acabou sendo consagrado pelo uso", diz a pesquisadora. Resumo da ópera: gravidez não causa diabete, mas pode ser o estopim para que essa condição apareça e seja diagnosticada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário