Sejam Bem-Vindos!!!

O Portal do Bebê vai ser o melhor amigo da mamãe e do bebezinho que ja chegou, ou que ainda vai chegar!!!
Daremos dicas de alimentação, higiene, cuidados, compras, organização e decorações de festas, quartinhos e muito mais!!
Fique atento, pois nossas dicas vão ajudar muito!

OBS: Aceitamos sugestões e dúvidas!

Portal do Bebê

quarta-feira, 27 de abril de 2011

É devagar, é devagar




Quando começa a mamar, o bebê não tem pressa nenhuma e gosta mesmo é de se alimentar com tranqüilidade, no aconchego do peito da mãe. Mas, cá entre nós, mesmo que estivesse com muita fome, ele não poderia acelerar a sucção. Acontece que, nessa fase, o maxilar do seu filho ainda está retraído e isso o impede de sugar o leite por muito tempo. Assim, a criança mama um pouquinho, tira uma soneca no peito e depois voltar a se alimentar.

Nesse ritmo desacelerado, alguns bebês passam de 30 a 40 minutos em cada peito. Os mais sonolentos chegam a tirar um cochilo entre uma sucção e outra. Nesse caso, é bom interferir e acordar o dorminhoco. "Se bateu aquele soninho e ele demorou muito a retornar, basta tocar delicadamente no pé para ver se ele volta a mamar", ensina a nutricionista Valderez Aragão, coordenadora do Banco de Leite Humano da Universidade Federal da Bahia e consultora do Consultório de Aleitamento Materno (Calma), em Salvador. É com esse zelo que a mãe vai estimular uma sucção mais efetiva.

Por falar em sono, nos primeiros dez dias de vida, é importante não deixar a criança dormir por mais de quatro horas seguidas. É verdade que nenhuma mãe ou pai gostam de interferir no sono dos pequenos. Mas, se você não fizer isso, o bebê, devido ao jejum prolongado, pode apresentar uma baixa nas taxas de açúcar no sangue, a hipoglicemia, um problema sério que exige cuidados especiais.

A freqüência das mamadas também faz bem para a mãe, especialmente nos primeiros dias, durante a chamada apojadura. Nesse período, os seios ficam doloridos e cheios de leite. E o melhor remédio para afastar esse desconforto é amamentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário