Respirar e relaxar... Simples assim é o segredo da ioga. Essa técnica indiana milenar, praticada no mundo inteiro, é uma das opções preferidas de quem deseja cuidar do corpo e da mente e, ao mesmo tempo, dar um chega pra lá no estresse. Não à toa, faz sucesso entre as mulheres que andam às voltas com o planejamento da gravidez ou mergulhadas na ansiedade.
Uma das propostas da ioga é despertar o corpo feminino para a experiência da maternidade. Isso é possível graças aos exercícios de respiração e às posturas. A prática também regula os hormônios, relaxa o corpo, tonifica o abdome e melhora a circulação no assoalho pélvico.
As técnicas de respiração, chamadas pranayamas, também aumentam a capacidade respiratória. “Em geral, conseguimos respirar mais ou menos 4 litros e meio de ar, mas só utilizamos meio litro por dia”, explica Elaine Paulino, professora do centro Respire Yoga, em São Paulo. Segundo ela, os exercícios estimulam uma maior conscientização da atividade dos pulmões, incrementando sua performance.
A lombar é outra parte do corpo beneficiada. De acordo com Elaine, é comum as mulheres sentirem uma sobrecarga na base da coluna toda vez que passam por algum estresse ou uma mudança importante em suas vidas. Além de aliviar esse desconforto, a ioga conseguiria preparar essa região para a jornada de nove meses. “As práticas fortalecem a ligação entre a coluna e as pernas, ajudando o corpo a suportar o aumento de peso e a mudança do eixo gravitacional que ocorrem na gravidez”, diz a professora.
Desde que surgiu na Índia, há mais de 5 mil anos, e depois de conquistar o Ocidente, a ioga se dividiu em várias correntes. São mais de cem atualmente. As mais populares no Brasil são a ashtanga, cujos exercícios exigem maior força física; a hatha, que mistura relaxamento, meditação e força; e a power yoga, uma mescla das duas primeiras. A candidata à mamãe deve escolher a corrente com a qual mais se identifica. Mas, se ela nunca fez ioga, o ideal é optar pela hatha, mais indicada para gestantes, justamente por ser mais leve. Quando a gravidez tiver início, os exercícios precisam ser adaptados e algumas posturas devem ser evitadas. Por isso, a partir daí, é recomendável contar com a orientação de um profissional especializado.
Sejam Bem-Vindos!!!
O Portal do Bebê vai ser o melhor amigo da mamãe e do bebezinho que ja chegou, ou que ainda vai chegar!!!
Daremos dicas de alimentação, higiene, cuidados, compras, organização e decorações de festas, quartinhos e muito mais!!
Fique atento, pois nossas dicas vão ajudar muito!
OBS: Aceitamos sugestões e dúvidas!
Portal do Bebê
Daremos dicas de alimentação, higiene, cuidados, compras, organização e decorações de festas, quartinhos e muito mais!!
Fique atento, pois nossas dicas vão ajudar muito!
OBS: Aceitamos sugestões e dúvidas!
Portal do Bebê
Nenhum comentário:
Postar um comentário