Caminhar, correr, pedalar, nadar, praticar ioga. Não importa a atividade escolhida. O que vale é adquirir um bom condicionamento físico. Sua saúde só tem a ganhar. Sem falar na do seu futuro bebê, que terá mais chance de se desenvolver sadio. "Esse cuidado ainda contribui para um ganho de peso dentro do esperado a cada fase da gestação", acrescenta a ginecologista e obstetra Thaís Sanches Domingues, especialista em reprodução humana da Clínica Huntington, em São Paulo.
São inúmeras as vantagens proporcionadas pela prática regular de uma atividade física. Em primeiro lugar, mexer o corpo contribui para se alcançar o chamado equilíbrio energético, que, trocando em miúdos, nada mais é do que igualar o consumo e a queima de calorias. Além disso, suar a camisa faz o organismo despender mais energia – inclusive em repouso –, o que previne o acúmulo de gordura. Por fim, quem se exercita volta a exibir as medidas pré-gravidez mais rapidamente.
É certo que o condicionamento físico e os hábitos alimentares influem na busca da cintura perdida, mas dá para voltar ao peso normal até três meses depois do parto. Ou ainda em menos tempo, garante Thaís Domingues: "É possível recuperar a forma física em aproximadamente 42 dias". Nesse intervalo, em que os inchaços diminuem e o útero começa a readquirir as dimensões anteriores à gestação, as mulheres podem chegar a perder 7 kg, especialmente aquelas que se mantiveram na linha e não tiveram complicações durante a gravidez.
Nenhum comentário:
Postar um comentário