Não poder amamentar o filho costuma ser motivo de frustração para muitas mães. Em algumas situações, dar de mamar é algo que precisa ser deixado de lado por um tempo (por causa de uma infecção grave, por exemplo) ou mesmo definitivamente, como no caso de algumas doenças que poderiam ser transmitidas para o bebê pelo leite materno.
Muitas acreditam que a ligação afetiva entre mãe e filho pode ficar prejudicada quando o aleitamento não é natural e se penalizam por isso.
Mas o vínculo é algo que pode ser construído de muitas maneiras, independentemente da forma como o bebê é nutrido. "Mesmo quando dá o leite num copinho, que é o mais indicado quando se pretende voltar a oferecer o peito depois de um tempo, a mãe pode acariciar o filho enquanto o alimenta, olhar nos olhos dele, falar com ele. O ideal é que os dois estejam num lugar tranquilo e em contato pele a pele", explica Marlene Roque Assumpção, pediatra do IFF - Banco de Leite Humano.
E há os outros momentos do dia que podem ser aproveitados para se fortalecer o vínculo com o filhote: a hora do banho, da massagem, de ninar... A partir do momento em que um filho nasce, cada minuto pode ser uma oportunidade para nos ligarmos cada vez mais a ele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário