Uma simples mudança de hábito alimentar pode fazer toda a diferença para quem deseja ter filhos. Quem nunca ouviu falar que comer ovo de codorna e amendoim é um bom afrodisíaco? O uso de produtos estimulantes para melhorar o desempenho sexual do casal é muito conhecido popularmente, mas poucas pessoas sabem que estudos já comprovaram que certos alimentos têm também a capacidade de colaborar com a fertilidade. Muitos casais conseguem conceber com sucesso depois de receber certas orientações médicas a respeito da alimentação diz Arnaldo Schizzi Cambiaghi, diretor do Centro de Reprodução Humana do Instituto Paulista de Ginecologia, Obstetrícia e Medicina da Reprodução (IPGO). Pode parecer difícil no início, mas eles simplesmente eliminam alguns produtos e substituem por outros melhores, diz ele. E esqueça a velha história de que só a mulher deve se cuidar para engravidar. O papel do homem também é fundamental na geração de um bebê saudável. Ambos devem diversificar o cardápio incluindo cereais, produtos integrais, oleaginosas, frutas, legumes, verduras, laticínios e carnes magras nas quantidades recomendadas.
Nada de jejum prolongado
De maneira geral, quem pretende engravidar precisa de uma alimentação equilibrada, com maior quantidade de frutas e vegetais pelo menos cinco a seis porções por dia são consideradas desejáveis além da ingestão de fibras, incluindo grãos e cereais integrais. Também é importante não saltar nenhuma das refeições do dia: café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. Entre elas, o ideal é fazer lanches leves e saudáveis. Mas cuidado com os exageros e as guloseimas — pequenas quantidades de uma fruta ou um copo de leite são suficientes. É aconselhável ainda consumir pelo menos um alimento de cada grupo nutricional por refeição.
Durante este processo, o ideal é que o casal evite ingerir produtos industrializados e refinados e inicie uma dieta também rica em alimentos crus, com sucos de frutas e vegetais. O ideal é prestar atenção especialmente às vitaminas e minerais. Mas existem dicas específicas tanto para a mulher quanto para o homem que estão planejando ter filhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário