Sejam Bem-Vindos!!!

O Portal do Bebê vai ser o melhor amigo da mamãe e do bebezinho que ja chegou, ou que ainda vai chegar!!!
Daremos dicas de alimentação, higiene, cuidados, compras, organização e decorações de festas, quartinhos e muito mais!!
Fique atento, pois nossas dicas vão ajudar muito!

OBS: Aceitamos sugestões e dúvidas!

Portal do Bebê

domingo, 8 de maio de 2011

O bebê percebe os primeiros aromas





O líquido amniótico, que seu filho inalava diariamente dentro do útero, é coisa do passado. Agora que ele nasceu, seu pequeno nariz está experimentando algumas novíssimas funções, como transportar o ar até os pulmões e captar os cheiros do mundo. Por sinal, ele está fazendo isso muito bem, obrigado.

Na primeira hora após o nascimento, a percepção olfativa dos bebês é extremamente forte. Um estudo japonês demonstrou que, ao ser exposta ao cheiro do peito da mãe nesse período, a criança reconhece o leite e mama por mais tempo. O odor materno também desperta nos pequenos a sensação de bem-estar e proteção.

O olfato, na verdade, tem um papel fundamental na formação e no reconhecimento de sentimentos e memórias emotivas. Por isso, os especialistas recomendam estimular esse sentido desde cedo. Devemos oferecer à criança uma gama de aromas naturais, sempre suaves, ensina Sergio Henrique Spalter, especialista em antroposofia pediátrica de São Paulo. Mas nada de exagerar na dose. Os cheiros muito fortes enfraquecem a sensibilidade e podem fazer com que o pequeno deixe de perceber as sutilezas de cada substância.

O apetite do seu filho também vai depender da familiaridade que ele tiver, a partir de agora, com os diferentes cheiros de alimentos. É que os sentidos do paladar e do olfato estão intimamente conectados. E um aroma apetitoso, você bem sabe, desperta rapidamente a fome das crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário