As conseqüências para a gestante são velhas conhecidas. Além dos males comuns a todos os diabéticos que não recebem tratamento adequado, elas são mais suscetíveis a algumas infecções, como a incômoda candidíase. Você deve estar se perguntando: "E o bebê?" Ele também pode sofrer um bocado com o excesso de açúcar no sangue. O principal efeito na criança é a macrossomia, nome que os médicos dão às características dos bebês que nascem grandalhões, com excesso de tecido adiposo formado pela oferta muito alta de glicose.
Quando o recém-nascido ultrapassa os 4 kg - alguns filhos de diabéticas chegam a mais de 7! -, os pediatras desconfiam que a mãe teve diabete não controlado durante a gestação. E o peso exagerado, por incrível que pareça, às vezes traz uma conseqüência perigosa para o bebê: a hipoglicemia, isto é, a falta de glicose no sangue. Ela precisa ser contornada rapidamente, logo depois do nascimento, para não deixar nenhuma seqüela.
Não há medida ou tratamento que garantam que a gestante não vai desenvolver o diabete gestacional. Mas dá para reduzir o risco de o problema aparecer durante a gravidez. Ganha um chocolate diet a mamãe que pensou na dupla exercícios mais alimentação controlada. Um estudo publicado por pesquisadores americanos da Universidade Harvard revela que atividades físicas vigorosas antes da gravidez - e moderadas durante os meses de gestação, claro - mantêm os níveis de glicose em um patamar razoável. Outra pesquisa, também de Harvard, associou a dieta pré-parto ao diabete gestacional: as mamães que enchem o prato de alimentos com muito açúcar e poucas fibras antes de engravidar têm probabilidade duas vezes maior de apresentar o problema.
Sejam Bem-Vindos!!!
O Portal do Bebê vai ser o melhor amigo da mamãe e do bebezinho que ja chegou, ou que ainda vai chegar!!!
Daremos dicas de alimentação, higiene, cuidados, compras, organização e decorações de festas, quartinhos e muito mais!!
Fique atento, pois nossas dicas vão ajudar muito!
OBS: Aceitamos sugestões e dúvidas!
Portal do Bebê
Daremos dicas de alimentação, higiene, cuidados, compras, organização e decorações de festas, quartinhos e muito mais!!
Fique atento, pois nossas dicas vão ajudar muito!
OBS: Aceitamos sugestões e dúvidas!
Portal do Bebê
Nenhum comentário:
Postar um comentário