A cor das mamas
O bico dos seios e a aréola estão mais escuros? A culpa é dos estímulos hormonais. Ao longo da gestação, eles provocam não só o aumento das mamas, mas também elevam a concentração de melanina nessa parte do corpo. Na verdade, o pigmento que dá cor à pele tende a se acumular onde já se manifestava de maneira mais intensa, caso do bico dos seios. Isso é bastante normal e não traz nenhuma conseqüência para a saúde da mulher, garantem os especialistas. Seis meses depois do parto, quando os hormônios se estabilizam, a coloração volta ao normal.
Estrias e celulite
Mais uma vez, as mudanças hormonais estão por trás desses dois problemas. Os indesejados furinhos na pele podem aumentar durante a gestação, principalmente se a mulher mostrar a tendência à celulite. Já as estrias têm mais chance de aparecer quando a futura mãe exagera nas garfadas e não mantém o peso sob controle. A saída, nesse caso, é fazer as pazes com a balança, praticar alguma atividade física e manter a pele muito bem hidratada. Tudo com a devida supervisão médica, é bom lembrar.
Manchas
Na gravidez, a pele também fica mais pigmentada e suscetível às manchas. As mais comuns são conhecidas como cloasmas. Grandes e castanhas, elas surgem nas bochechas, na testa e no lábio superior. E pior: podem se agravar com o sol. O único jeito de prevenir tais marcas é não abrir mão do protetor, faça frio ou calor. Evite também se expor ao sol após as 10 horas e antes das 16 horas.
Cabelos
Sim, eles também são influenciados pelos hormônios da gravidez. Assim, não estranhe se suas madeixas mudarem de cor ou ficarem mais lisas ou encaracoladas. Para lidar com esse inesperado comportamento dos fios, procure alterar os tipos de xampu. Mas evite as tinturas. Aquelas com efeito permanente ou que contêm iodo na fórmula podem ser tóxicas para o bebê. Os tonalizantes, que saem com as lavagens, podem ser aplicados depois dos primeiros três meses de gestação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário