Celulites são inconvenientes em qualquer época da vida. E as modificações no corpo da mulher durante a gestação podem potencializá-las. "Na mulher grávida, o sistema circulatório sofre algumas alterações", explica a dermatologista Meire Parada, da Sociedade Brasileira de Dermatologia-Regional São Paulo. "Além disso, existe uma influência dos hormônios, que se encontram em níveis diferentes dos de alguém que não espera um bebê", acrescenta
Segundo a especialista, a melhor forma de evitar a aparência de casca de laranja na pele é praticar exercício físico durante os nove meses de espera. "A drenagem linfática também pode ajudar", diz.
Entenda abaixo como a celulite se forma:
1. O estrogênio, hormônio sexual feminino, provoca a retenção de líquido entre os adipócitos, que são as células de gordura, e as fibras, localizadas na porção mais profunda da derme.
2. Esse acúmulo de líquido impede a oxigenação dos adipócitos. Eles também não conseguem eliminar suas toxinas e isso altera seu metabolismo. Mais inchados, vão se agrupando e formam nódulos.
3. Os nódulos, por sua vez, se prendem às fibras, que se enrijecem e repuxam a pele em vários pontos. Surgem, assim, as depressões, que são os furinhos típicos da celulite.
Nenhum comentário:
Postar um comentário