Se você acha que seu bebê parece ligeiramente vesguinho desde que nasceu, não se apavore. Isso ocorre porque ele ainda não aprendeu a coordenar os músculos que movem os olhos. Para focalizar um objeto, essa complexa musculatura precisa trabalhar em harmonia, o que exige um certo tempo. Enquanto a criança não domina essa habilidade, é normal desviar os olhos ora para dentro, ora para fora.
Ajuste natural
Quando completar 3 meses, os olhos do pequeno vão se alinhar e ele começará a fixar o olhar nos objetos. Essa capacidade será corrigida até os 6 meses. Enquanto isso, você ainda pode ter a impressão de que há algum grau de estrabismo.
Para distinguir entre o chamado pseudo-estrabismo (ou falso estrabismo) e a doença em si, aponte a luz de uma lanterna em direção aos olhos da criança. O reflexo deve ser visto na frente das duas pupilas (a parte preta no centro do olho) e de forma simétrica. Se o pequeno for realmente estrábico, o reflexo aparecerá em pontos diferentes de cada olho.
E se o desvio continuar?
Caso a visão não fique alinhada até o final do primeiro semestre, recomenda-se procurar a ajuda de um especialista, pois a capacidade do cérebro de interpretar e unir as imagens captadas pelos olhos poderá ser prejudicada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário