Na hora de amamentar o pequeno, preste atenção à distância entre seu rosto e o dele. O ideal para a criança distinguir a mãe com relativa clareza é que os dois estejam separados entre 20 cm e 35 cm. Mas não espere que seu filho reaja a todas as suas expressões. Isso ainda vai demorar um pouco. É que, por enquanto, ele não percebe os detalhes e contempla o mundo como se enxergasse através de um vidro embaçado. Não à toa, o reconhecimento da mãe, nessa fase, é feito pelo olfato e pela audição.
O desenvolvimento da visão
Nos primeiros meses de vida, os músculos que movimentam os olhos do pequeno não têm coordenação suficiente para focar ou acompanhar o deslocamento de pessoas ou objetos. Aos 2 meses, ele mal consegue distinguir entre um cachorro e uma criança que passa correndo ao seu lado.
A distinção das cores também não se estabelece até o terceiro mês e, por isso, no início da vida os bebês demonstram mais atração pelo contraste do que por cores fortes. Porém o progresso é rápido: com seis meses a criança já tem noção de profundidade, vê cores com clareza e nitidez de detalhes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário