Para que o bebê aprenda a falar, sua habilidade de observar expressões faciais é tão importante quanto a audição. “Ao conversar com a criança, chegue perto dela e fique no nível de seu olhar”, ensina a neuropediatra Vanda Gimenes Gonçalves, da Universidade Estadual de Campinas, no interior paulista.
Pesquisas mostram que, aos 3 meses de idade, um bebê passa a ter mais interesse em ver na televisão alguém articulando uma determinada sílaba do que assistir a um vídeo dublado, no qual os sons e os movimentos dos lábios não são simultâneos.
A leitura labial
Parece incrível, mas uma criança de 4 meses também é capaz de distinguir línguas diferentes apenas pelos movimentos dos lábios de quem está falando. Num estudo publicado em maio de 2007 no periódico científico Science, pesquisadores da Universidade de British Columbia, no Canadá, mostraram a um grupo de bebês imagens de adultos conversando, porém com o volume da TV desligado. Os vídeos silenciosos logo entediavam a garotada, mas seu interesse era imediatamente renovado quando os vídeos, com som, eram trocados do inglês para o francês.
Por isso, seja criativo: brinque com seu filho produzindo sons e movendo a boca de diversas formas. Alguns gestos aparentemente banais, como mandar um beijo ou mostrar a língua, são ótimos para estimular o desenvolvimento oral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário