Nos primeiros dias após o parto, os seios produzem um líquido fino – amarelo ou esbranquiçado, semelhante à água-de-coco – chamado colostro. Esse primeiro leite contém água, proteínas, sais minerais e, principalmente, anticorpos conhecidos como imunoglobulinas, que fortalecem o sistema imunológico do bebê, protegendo-o de infecções e viroses. É como se fosse a primeira vacina que a criança recebe.
Por sua consistência viscosa e bastante fluida, muitas mães se assustam e acham que o leite é fraco. “O colostro tem uma alta quantidade de proteínas e fornece ao bebê as defesas necessárias em seus primeiros momentos de vida”, explica a pediatra Dolores Fernandez, diretora do Instituto Perinatal da Bahia, em Salvador.
Para mamar à vontade
O bebê deve sugar o colostro sempre que tiver vontade e na quantidade que desejar. Ele pode passar uma hora mamando, dormir alguns minutos e depois voltar para o peito – é normal. “Quanto mais ele mamar, melhor, porque é a sucção que vai estimular a produção de leite”, explica Dolores. Por ter pouca gordura e ser liberado em volumes pequenos, o colostro é facilmente digerido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário