Sejam Bem-Vindos!!!

O Portal do Bebê vai ser o melhor amigo da mamãe e do bebezinho que ja chegou, ou que ainda vai chegar!!!
Daremos dicas de alimentação, higiene, cuidados, compras, organização e decorações de festas, quartinhos e muito mais!!
Fique atento, pois nossas dicas vão ajudar muito!

OBS: Aceitamos sugestões e dúvidas!

Portal do Bebê

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Decoração para quarto de menina

Selecionamos algumas opções criativas, delicadas e que vão além do cor-de-rosa para você decorar o cantinho de sua filha do jeito com que sempre sonhou






Detalhes femininos

   
Neste quarto, a cor predominante é o bege e o tema são os ursinhos de pelúcia – ambos unissex, para pais que pensam em ter um segundo filho. Para dar um tom mais feminino ao espaço, a cama ganhou detalhes de rosa e branco, como as ursinhas vestidas de bailarina na almofada do centro e nos nichos acima do móvel.

Crédito: Meu Pequeno Anjo

Tons de lilás

   
Neste quarto de menina, o lilás foi usado em 2/3 da parede e, na parte mais alta, optou-se por uma pintura especial: florzinhas nas cores lilás, rosa e verde. A cortina branca tem flores nas mesmas cores. A mesa serve para as brincadeiras e para desenhar. Os quadros que complementam a decoração são vasos de flores de tecido.

Crédito: Meu Pequeno Anjo

Primeira cama

 
O quarto foi projetado para marcar a fase de transição do berço para a caminha. O enxoval mescla branco com pitadas de vermelho – flores em bordado francês e aplicação no barrado da cortina e na almofada da cama. As duas caixas de brinquedos se combinam com as cores do restante do quarto. Nos nichos da parede, há pelúcias e caixas encapadas com tecidos de tom de vermelho de diferentes estampas.

Crédito: Meu Pequeno Anjo










Cores neutras

 

   
 
 
Para deixar o espaço com um tom feminino e delicado, foram usados tons de rosa misturados ao bege e ao salmão no tecido floral dos enxovais, no assento da banqueta e nos adesivos da parede. A cama ao lado do berço facilita o trabalho da mãe, além de já preparar o quarto para os próximos anos da criança.

Crédito: Formatual Baby & Kids
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Delicado e moderno


 
 
 
Aqui o rosa também faz parte da decoração, misturado ao lilás e ao verde, o que traz modernidade ao projeto. Para dar delicadeza ao ambiente, o tema principal são as bailarinas, que aparecem no berço, nos quadros e no lustre.

Crédito: Formatual Baby & Kids
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Funcional

 
 
  Ótima opção para uma decoração mais simples e que deixa o ambiente claro sem perder o toque meigo. O tema floral e de passarinhos que aparece nos quadros da parede, no berço, no abajur e no trocador combina com a parede neutra no tom bege-claro. O berço com rodinhas, além de durável e bonito, é bastante prático.

Crédito: Márcia Chessa – Spazio dei Bambini










Aconchegante

   
 
 
Usando como base o branco, é possível brincar mais com as cores e os acessórios. A cadeira giratória transparente dá leveza ao espaço. As cortinas, com faixas de veludo branco, deixam o quarto mais claro e aconchegante. E o piso de madeira quebra a monotonia das cores mais claras.

Crédito: Zero11 Arquitetura
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Por vários anos

 
 
 
Com o rosa como tom principal, o quarto foi decorado com a temática de girafas – que aparecem no desenho da parede e nos bichos de pelúcia. O pink é usado nos detalhes, equilibrado com o branco para dar maior leveza ao ambiente. O objetivo é criar um espaço aconchegante e que possa ser utilizado no futuro. O berço se transforma em cama de solteiro e o trocador pode virar uma escrivaninha.

Crédito: Maria Paula e Luciana Pastore
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
   
 
 Usando como cor base o branco, os detalhes em lilás deixam o espaço alegre e confortável. Os adesivos na parede criam o ambiente do fundo do mar, com tartarugas (em algumas foi o utilizado vidrilho para dar brilho). Os baús ajudam a compor a decoração e organizar os brinquedos.

Crédito: Maria Paula e Luciana Pastore










Tons de vermelho

 
 
Para fugir do convencional, o tom predominante utilizado no quarto foi o vermelho, mesclado com o branco para quebrar a cor forte. Por isso, o ideal é que apenas uma parede seja pintada da cor mais viva. Para dar um aspecto mais criativo, os bichos de pelúcia são pendurados em nichos de acrílico.

Crédito: Maria Paula e Luciana Pastore
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Pink com prata

 
 
Uma ideia original é misturar as cores pink com o prata – que aparece na poltrona, nos arcos adesivados, na cama, nas mesinhas e nos criados-mudos. Os nichos de acrílico permitem que a parede não fique escondida. Para suavizar o ambiente e deixá-lo aconchegante, as cortinas devem ser brancas.

Crédito: Maria Paula e Luciana Pastore



 
 
 

domingo, 28 de agosto de 2011

Decoração para quarto de menino

Dicas de decoradores e arquitetos para montar espaços diferenciados, práticos e aconchegantes para o seu filho




Selva moderna

   
O tema de selva é um dos mais explorados para decorar quartos de meninos. Neste espaço, a cor palha do papel de parede, o desenho dos móveis de linhas retas e a mescla das cores branca e mel da madeira conferem modernidade e sofisticação ao projeto. As folhas de tecido aplicadas nas cortinas, para lembrar a selva, dão charme ao ambiente.

Tradicional delicado

   
Misturar o azul ao bege neutro da parede resulta em um projeto mais sóbrio. O ursinho de roupão no berço dá um toque delicado à decoração. No kit berço, não há um tema impresso para não sobrecarregar o ambiente e, no futuro, ser uma decoração facilmente trocada quando o filho crescer.

Crédito: Spazio dei Bambini, Márcia Chessa










Neutro e aconchegante

   
O bege foi escolhido como a cor predominante e o tema, muito comum, são os ursinhos de pelúcia. As paredes têm uma pintura especial com patinhas de urso no fundo e a cortina branca tem um bandô da mesma cor com estampas da carinhas de urso. A ideia é ótima para pais que desejam ter um segundo filho, já que a cor bege é unissex.

Crédito: Meu Pequeno Anjo

Azul e chocolate

 
O tom achocolatado complementa o quarto de menino sem perder a delicadeza. Para não sobrecarregar o ambiente, apenas uma das paredes é listrada. As outras são azuis com um rodateto da mesma cor, enfeitado com estrelinhas azuis e chocolate.

Crédito: Meu Pequeno Anjo

Aviões

 
  Foi utilizada a cor bege como fundo e pintura especial de aviões branca nas paredes. Com exceção da parede da janela, que é listrada. Na cama de babá (que futuramente pode ser a cama da criança) e no enxoval do berço, foram utilizados o bege, o branco e o xadrez azul. Ursinhos de pelúcia aviadores complementam o ambiente.

Crédito: Meu Pequeno Anjo

Floresta encantada
 

 

  O quarto foi pensado para criar um ambiente criativo e cheio de brinquedos. Na parede atrás do berço, foi desenhada uma árvore com um bege-claro e sobre ela estão colados os ursinhos, com velcro, para que a criança possa brincar. O diferencial está no berço que se transforma em escrivaninha para ser usada futuramente.

Crédito: Maria Paula e Luciana Pastore

Por vários anos

 
  O quarto foi pensado para ser usado pelo menino desde os 3 anos de idade até a adolescência. A estante pode ser utilizada de várias maneiras, apenas modificando o lugar das caixas e subindo a escrivaninha. Os arcos adesivados na parede, de azul e verde, alegram o ambiente e combinam com os tons do enxoval. Para ampliar o espaço, as paredes e o tapete são brancos.

Crédito: Maria Paula e Luciana Pastore

Safári

   
Para compor o tema safári, as cores básicas do quarto são o laranja e o verde. Para manter o ambiente iluminado, o cômodo tem diferentes tamanhos de círculos de madeira revestida de tecido na parede, com luzes embutidas, em que podem ser colocadas fotos. Por todo o lugar, estão espalhados bichos de pelúcia.

Crédito: Mariela Romano

Fundo do mar

 
Para criar um ambiente inspirado no fundo do mar, a cor principal, o azul, foi mesclada ao verde. Os círculos de madeira brancos, com apliques de animais do fundo do mar, dão a ideia de um painel na parede atrás do berço. A poltrona dá apoio à mãe e à babá, e o sofá pode ser usado futuramente como a cama da criança.

Crédito: Mariela Romano

Listras coloridas

  
  As listras da parede foram feitas com pincel, propositalmente tremidas para dar a impressão de ser um desenho feito por criança. O enxoval da cama utiliza as cores azul-jeans e verde, coordenadas com as da parede. O piso de madeira quebra a monotonia dos tons claros do ambiente.

Crédito: Meu Pequeno Anjo

Pequeno Príncipe

 
   Inspirado no clássico literário O Pequeno Príncipe, a decoração é feita principalmente com as cores azul-claro, amarelo e branco. Na parede, há pequenas estrelas brancas e a aplicação de uma placa recortada com pintura artística do Pequeno Príncipe sobre o seu planetinha e algumas estrelas amarelas. O enxoval de berço também segue o tema do livro. Na parede ao lado, uma frase da obra escrita a mão.

Crédito: Meu Pequeno Anjo
  
 
 

Decoração: dez quartos de bebê para se inspirar

Na hora de montar o canto da criança, o importante é garantir o seu aconchego. Para isso, você pode apostar em tons pastel, investir em cores mais fortes, lançar mão de adesivos, papel de parede, painéis... Veja as fotos abaixo e estimule a sua criatividade com projetos de arquitetos de diversas partes do país






Iluminação funcional



O céu estrelado distrai o bebê e permite à mãe amamentar o pequeno no meio da noite sem acender todas as luzes. Também existem lâmpadas no roupeiro e no trocador. “Não é preciso atrapalhar o sono do pequeno para pegar algo nas gavetas”, explica a arquiteta gaúcha Daniele Cardoso, autora do projeto exposto na mostra Casa Cor Rio Grande do Sul 2009. Ela ressalta que optou por leds por serem uma iluminação mais barata e com menor gasto de energia.









Colorido



Móveis e paredes claras serviram de base a um trabalho bem alegre e chamativo. “Procurei fugir do tradicional e investir em algo mais lúdico”, explica a arquiteta Karina Leme , de Campinas, no interior paulista. O projeto participou da mostra Campinas Decor deste ano e foi criado para um menino, mas a escolha de cores e desenhos já foi pensada para acolher meninas também









Para ela

 
 
 
Especialista em quarto infantil, a arquiteta de Goiânia Mariela Romano usou o vermelho como base do projeto, mas tomou um grande cuidado. “Para não estressar a criança, a cor é aplicada de maneira mais intensa nos locais fora do alcance dos olhos do bebê”, diz. O painel de madeira com recorte de flores e acabamento de tecido é outro destaque do ambiente. Foto: Munir Al Rubaie
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma cor só

 
 
Procurando fugir dos tradicionais rosa e azul, Rubiana Teixeira, de Goiânia, elegeu o verde para o seu projeto exposto na Casa Cor Goiás 2009. “Há a variação de tons mais fortes e mais fracos e uma mescla com o branco”, explica. Segundo a arquiteta, essa mistura tem como resultado um espaço com clima tranquilo, o que se refletirá no bem-estar do bebê. O mobiliário é composto de berço, poltrona, cama, armário, cômoda e um móvel de encaixe para micro-ondas, colocado no quarto para dar comodidade à mãe na hora de esquentar a mamadeira.

Foto: Clausem Bonifácio
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Simples e com estilo


 
Não é necessário comprar vários objetos de decoração para fazer um belo quarto. É o que prova este projeto da arquiteta Maria Paula Giuliano, da loja de móveis para bebês Cameretta , de São Paulo. “Ao usar uma cor intensa numa das paredes, o ambiente ganha personalidade”, diz. Para não carregar nas cores, ela manteve os móveis, a cortina e o tapete em tons claros. Na parede, peças de acrílico espelhado recortadas a laser dão leveza ao tom forte de roxo.








Gêmeos


 
Destaque do espaço Casa Kids da Casa Cor 2009, o quarto no estilo provençal abusa do papel de parede. “Aconchego é a palavra-chave. Por isso, os tons suaves, os detalhes de madeira mel, o acabamento do berço de palha, os laços e os babados”, explica Glaucya Taraskevicius, arquiteta e autora do projeto, de São Paulo. Contrastando com a decoração tradicional, o ambiente possui câmera e um sistema de iluminação todo automatizado.









Provençal e moderno


 
A base do quarto é unissex: móveis claros, tapete verde, detalhe de madeira de demolição, papel de parede bege. São os acessórios que direcionam para um ambiente feminino. “Dá para adaptar facilmente para um quarto de menino. Basta substituir os ursos que saem do teto, as bonecas e as almofadas”, explica a arquiteta Kethlen Durski , de Curitiba, autora do projeto exposto na mostra Casa Cor Paraná 2008. O toque descolado se dá em função do adesivo de parede, uma árvore estilizada que simboliza a vida.










Tiras assimétricas de adesivos de vinil compõem o trabalho feito na parede. “Elas foram colocadas manualmente uma a uma”, explica a arquiteta Maria Paula Giuliano, da loja de móveis para bebês Cameretta, de São Paulo. No berço, uma placa de acrílico garante o tom moderno e contribui para o aspecto clean, presente no restante do quarto. “Junto com os móveis brancos, ela dá leveza ao ambiente”, diz.










Safári



O ambiente criado pela arquiteta de Goiânia Mariela Romano mostra como é possível colocar todos os itens necessários num quarto pequeno. “A dica, para isso, é prestar atenção nas medidas e comprar sempre os móveis de menores dimensões. Qualquer centímetro fará diferença”, alerta. Destaque para a iluminação na parede: além de charmosa, ela é útil para a mãe.









Romântico e descolado


 
Mais um exemplo de como usar cores fortes na decoração. Nesse caso, o efeito foi alcançado por meio de pintura na parede. “A ideia de fazer faixas de diferentes tamanhos foi para dar uma pitada moderna ao espaço”, explica um dos autores do projeto, o arquiteto Turíbio Santos, da Santos e Santos Arquitetura, de Recife. O profissional ressalta que, dessa forma, o quarto pode ser facilmente adaptado para um espaço de criança quando o pequeno crescer um pouco.


 
 

Ibitinga, a capital nacional do bordado, tem boas ofertas para o enxoval do bebê

Montar o enxoval dos sonhos não precisa ser um pesadelo para as finanças. Futuras mamães estão investindo em viagens a Ibitinga, uma pequena cidade a 300 km da capital paulista, para fazer as compras e completar a decoração do quarto. O motivo? No lugar, é possível encontrar dezenas de lojas especializadas em colchas, edredons, mantas e kits para berços de todos os estilos e acabamentos e, o melhor, a preços convidativos. A cidade, aliás, é conhecida como a capital nacional do bordado. Para ajudá-la nessa tarefa, elaboramos um roteiro com alguns dos produtos que você encontra por lá







Kit berço

 

Kit de berço chocolate, da loja Biramar.










Bolsa

 

Além de lençóis e conjuntos para berço, é possível encontrar nas ruas de Ibitinga tapetes e bolsas para carregar o arsenal da maternidade!










Jogos de cama

  

   As opções contemplam modelos para meninos e meninas, gêmeos e até mesmo para o enxoval do casal. Você pode aproveitar para abastecer os armários com roupas de cama, mesa e banho para a casa inteira.










 

Na capital nacional do bordado, os acessórios práticos e não bordados também têm sua vez. Um item essencial e fácil de encontrar em Ibitinga são as bolsas.









Nove peças

 

 Este conjunto da loja Biramar vem com todas as nove peças de berço feitas de chambray (100% algodão) e sai a R$ 369.










Patchwork

 

Dá para encontrar peças de patchwork ou fuxicos, como esta manta em piquê (R$ 39,90), também da loja Biramar.











Conjuntos de berço

   

  Sacos de bebê e conjuntos de berço da coleção Valentina, da Biramar

 

 

 

Mantas

 

Mantas Biramar. de algodão, com detalhes de fuxico










Kit para a cama

 

  Outra loja do circuito de Ibitinga é a Paulinha. Na foto, está o kit bicama (R$ 287), a cortina (R$ 105) e até o abajur (R$ 23).










Enxoval completo

 

Em Ibitinga, dá para montar todo o enxoval da criança, do kit berço à cortina. Esta foto, com itens da loja Larissa Baby, é um exemplo disso.









Acessórios

 

Móbiles, mosqueteiros e enfeites de berço também integram a lista. Conjunto de berço da Larissa Baby.









Berço

 

Conjunto de berço de algodão da Polyanna Baby.


Mantas e cobertores para meninas

Em diferentes tecidos e texturas, esses acessórios mantêm o bebê aquecido e aconchegado. E mais: veja nossas dicas para ajudá-la na hora de montar o enxoval






 
 
Para as meninas  
De suedine (tecido bem leve feito de algodão), microsoft (um soft mais leve) ou linha, o importante é que a coberta seja antialérgica e 100% algodão. Isso evita qualquer reação adversa no bebê.

Crédito: pelúcia, Vanessa Guimarães
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
Para os dias quentes
A colcha de algodão é leve e ideal para cobrir o bebê quando a temperatura está elevada. No modelo da foto, o xadrez é uma delicadeza só.

Crédito: manta de algodão, Blue Gardenia, R$ 85.











 
Para a saída da maternidade
A coberta de chenile deixa o bebê aquecido e confortável. É uma escolha perfeita para o dia em que o pequeno deixa a maternidade.

Crédito: coberta, Vanessa Guimarães, R$ 157.









 

Colorida e graciosa
O edredom de patchwork fica lindo no berço e ainda ajuda a compor a decoração. Dica: evite passar edredons e colchas de matelassê porque o calor e o peso do ferro diminuem o volume da manta.

Crédito: edredom de patchwork, Petit Retrô, R$ 380.










 
Prático e divertido
O cobertor de soft é uma peça curinga no enxoval: aquece nos dias frios e é superprático para carregar na bolsa do bebê. Lembre: mantas e cobertas também precisam ser lavadas com sabão de coco.

Crédito:cobertor de berço, Trousseau, R$ 129.










 

Para todos os dias
Esta colcha de matelassê é outra peça-chave no enxoval. Aquece sem o perigo de causar alergia. Dica: mantas, colchas e cobertores devem ser lavados semanalmente até o pequeno completar 6 meses.

Crédito: colcha de matelassê, Blue Gardenia, R$ 300, R$78